SOBRE NÓS

JSL – Material Eléctrico, S.A, é uma média empresa cujo core business é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de material eléctrico de baixa tensão e de telecomunicações para instalação em edifícios.

É um produtor nacional e líder de mercado, de total integração vertical, que concebe, fabrica e exporta os seus produtos, sendo certificado no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade desde 1993.

O desenvolvimento e crescimento de novos produtos por parte da JSL assenta no princípio de que a Qualidade é definida pelo cliente, o que significa que a empresa tem de ser extremamente receptiva às necessidades dos seus clientes, levantamento que resulta dos inputs provenientes das áreas comercial e de marketing, e ainda por via da legislação que vai sendo publicada, proveniente quer de alterações da normalização Comunitária e Internacional (através da CEI – Comissão Electrónica Internacional), quer de nova Regulamentação técnica especifica de cada país, bem como de prototipagem e benchmarking de soluções da concorrência externa e que visam utilizações específicas.

JSL, através do seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento e Concepção de Produtos, tem conseguido apresentar novos produtos e soluções, decorrentes da aposta em novos métodos de edificação na indústria da construção civil, da meteórica expansão do mercado informático e das redes de telecomunicações domésticas, bem como do crescimento do mercado do ar condicionado, e mais recentemente também do segmento das reabilitações urbanas.

Devido à grande variedade de produtos que a JSL fabrica, a sua comercialização é feita através de Distribuidores (Armazenistas, Revendedores, Grande Distribuição e Representantes), sendo os clientes finais os Profissionais da instalação eléctrica e de telecomunicações.

JSL - DA ORIGEM AO PRESENTE

JSL surgiu a partir de uma actividade criada em 1959 pela família Thorbjörnsen, fundadora da empresa, tendo passado no ano 2000 por uma restruturação que teve como objectivo a criação de um grupo económico composto por empresas especializadas nas suas diferentes áreas de actuação.

Já em 2001 surge a empresa JSL – Material Eléctrico, Lda. direccionada para a actividade industrial de fabrico e comercialização de material eléctrico. Em 2008 a empresa foi transformada em SA com a nova designação social, incorporando a JSML – MOLDES, Lda. em 2009, empresa de fabricação e manutenção de moldes, actividade que contudo não foi assumida internamente (actualmente a produção de moldes é subcontratada).

A política de possuir pelo menos um distribuidor em cada país tem impulsionado as exportações da JSL, que em 2018 foram de 54,7% do seu volume de negócios, para 33 diferentes países estrangeiros.

Nos últimos dois anos a JSL focou-se no desenvolvimento de vários novos produtos como o PowerTower, o Tubo corrugado isento de halogéneos e auto-extinguível, os Postos de Trabalho Modulares, as Calhas Técnicas livres de halogéneo, e mais recentemente, as tomadas sem parafuso e as abraçadeiras série T.

ESTRUTURAÇÃO DA OFERTA E SUA COLOCAÇÃO NO MERCADO

O actual portefólio de produtos da JSL pode ser dividido em 13 gamas principais de produtos, conforme se listam a seguir:

  • Aparelhagem de manobra para uso doméstico;
  • Armários de telecomunicações ATI’s;
  • Caixas de coluna montante eléctrica e bornes de coluna;
  • Caixas Estanques, bucins e boquilhas roscadas;
  • Ligadores rápidos para fio rígido e para fio flexível;
  • Caixas de junção e de derivação para instalação interior (embeber);
  • Calhas, minicanais e acessórios;
  • Calhas para tubagens e ar condicionado;
  • Fichas e tomadas industriais IP44 e IP67;
  • Abraçadeiras e material de fixação;
  • Quadros para disjuntores e de distribuição de energia;
  • Caixas ICT e acessórios;
  • Tubos rígidos, tubos flexíveis e acessórios sem halogéneos.

A JSL considera que os seus produtos se encontram bem posicionados no mercado profissional e doméstico da instalação eléctrica e de telecomunicações.

Além da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001:2015 (desde 1993, tendo sido uma das primeiras empresas em Portugal a consegui-lo) e da marcação CE (obrigatória para os produtos abrangidos pelas Directivas segundo as quais a mesma é aplicável), a JSL vai mais longe no seu processo da qualidade, visto que possui a maior parte das suas gamas de produtos certificada através de organismos nacionais e internacionais, a saber:

  • CERTIF – Associação para a Certificação de Produtos (Nacional) – Marca CERTIF;
  • LCIE – Laboratório Central das Indústrias Eléctricas (França) – Marca NF;
  • VDE – Instituto de Certificação Alemão de produtos eléctricos – Marca VDE;
  • DEKRA – Instituto de Certificação Holandês – Marca KEMA-KEUR;

Intertek-SEMKO – Organismo internacional para concessão da Marca de Qualidade sueca SEMKO

A JSL E O AMBIENTE

A JSL tem uma especial preocupação com os aspectos que se referem ao Ambiente, mas também à Segurança, quer do Cliente quer dos nossos colaboradores, assim como com a sua Saúde. Desde a concepção do produto, a pensar em todo o seu ciclo de vida e também no a posteriori, bem como os processos de fabrico e a melhor gestão ambiental segundo os preceitos da norma NP EN ISO 14001:2004, são aspectos constantemente focalizados, discutidos, valorizados, tidos na mais alta consideração e postos em prática, pois estamos profundamente comprometidos com a conservação do planeta. Tentamos sempre reutilizar, reciclar, racionalizar e reduzir todos os consumos em todas as vertentes de impacto ambiental. A Natureza inspira-nos com a sua beleza e magnificência.

Queremos preservá-la para o futuro, pois temos consciência que é um “empréstimo temporariamente concedido e que vamos legar aos nossos filhos”.