SOBRE NÓS

JSL – Material Eléctrico, S.A, é uma média empresa cujo core business é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de material eléctrico de baixa tensão e de telecomunicações para instalação em edifícios.

É um produtor nacional e líder de mercado, de total integração vertical, que concebe, fabrica e exporta os seus produtos, sendo certificado no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade desde 1993.

O desenvolvimento e crescimento de novos produtos por parte da JSL assenta no princípio de que a Qualidade é definida pelo cliente, o que significa que a empresa tem de ser extremamente receptiva às necessidades dos seus clientes, levantamento que resulta dos inputs provenientes das áreas comercial e de marketing, e ainda por via da legislação que vai sendo publicada, proveniente quer de alterações da normalização Comunitária e Internacional (através da CEI – Comissão Electrónica Internacional), quer de nova Regulamentação técnica especifica de cada país, bem como de prototipagem e benchmarking de soluções da concorrência externa e que visam utilizações específicas.

JSL, através do seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento e Concepção de Produtos, tem conseguido apresentar novos produtos e soluções, decorrentes da aposta em novos métodos de edificação na indústria da construção civil, da meteórica expansão do mercado informático e das redes de telecomunicações domésticas, bem como do crescimento do mercado do ar condicionado, e mais recentemente também do segmento das reabilitações urbanas.

Devido à grande variedade de produtos que a JSL fabrica, a sua comercialização é feita através de Distribuidores (Armazenistas, Revendedores, Grande Distribuição e Representantes), sendo os clientes finais os Profissionais da instalação eléctrica e de telecomunicações.

JSL - DA ORIGEM AO PRESENTE

JSL surgiu a partir de uma actividade criada em 1959 pela família Thorbjörnsen, fundadora da empresa, tendo passado no ano 2000 por uma restruturação que teve como objectivo a criação de um grupo económico composto por empresas especializadas nas suas diferentes áreas de actuação.

Já em 2001 surge a empresa JSL – Material Eléctrico, Lda. direccionada para a actividade industrial de fabrico e comercialização de material eléctrico. Em 2008 a empresa foi transformada em SA com a nova designação social, incorporando a JSML – MOLDES, Lda. em 2009, empresa de fabricação e manutenção de moldes, actividade que contudo não foi assumida internamente (actualmente a produção de moldes é subcontratada).

A política de possuir pelo menos um distribuidor em cada país tem impulsionado as exportações da JSL, que em 2018 foram de 54,7% do seu volume de negócios, para 33 diferentes países estrangeiros.

Nos últimos dois anos a JSL focou-se no desenvolvimento de vários novos produtos como o PowerTower, o Tubo corrugado isento de halogéneos e auto-extinguível, os Postos de Trabalho Modulares, as Calhas Técnicas livres de halogéneo, e mais recentemente, as tomadas sem parafuso e as abraçadeiras série T.

ESTRUTURAÇÃO DA OFERTA E SUA COLOCAÇÃO NO MERCADO

O atual portefólio de produtos da JSL pode ser dividido em 13 gamas principais de produtos, conforme se listam a seguir:

  • Aparelhagem de manobra para uso doméstico;
  • Armários de telecomunicações ATI’s;
  • Caixas de coluna montante elétrica e bornes de coluna;
  • Caixas Estanques, bucins e boquilhas roscadas;
  • Ligadores rápidos para fio rígido e para fio flexível;
  • Caixas de junção e de derivação para instalação interior (embeber);
  • Calhas, mini-canais e acessórios;
  • Calhas para tubagens e ar condicionado;
  • Fichas e tomadas industriais IP44 e IP67;
  • Abraçadeiras e material de fixação;
  • Quadros para disjuntores e de distribuição de energia;
  • Caixas ICT e acessórios;
  • Tubos rígidos, tubos flexíveis e acessórios sem halogéneos.

A JSL considera que os seus produtos se encontram bem posicionados no mercado profissional e doméstico da instalação elétrica e de telecomunicações.

Além da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001:2015 (desde 1993, tendo sido uma das primeiras empresas em Portugal a consegui-lo) e da marcação CE (obrigatória para os produtos abrangidos pelas Diretivas segundo as quais a mesma é aplicável), a JSL vai mais longe no seu processo da qualidade, visto que possui a maior parte das suas gamas de produtos certificada através de organismos nacionais e internacionais, a saber:

  • CERTIF – Associação para a Certificação de Produtos (Nacional) – Marca CERTIF;
  • VDE – Instituto de Certificação Alemão de produtos elétricos – Marca VDE;
  • DEKRA – Instituto de Certificação Holandês – Marca KEMA-KEUR;

A JSL E O AMBIENTE

A JSL tem uma especial preocupação com os aspectos que se referem ao Ambiente, mas também à Segurança, quer do Cliente quer dos nossos colaboradores, assim como com a sua Saúde. Desde a concepção do produto, a pensar em todo o seu ciclo de vida e também no a posteriori, bem como os processos de fabrico e a melhor gestão ambiental segundo os preceitos da norma NP EN ISO 14001:2004, são aspectos constantemente focalizados, discutidos, valorizados, tidos na mais alta consideração e postos em prática, pois estamos profundamente comprometidos com a conservação do planeta. Tentamos sempre reutilizar, reciclar, racionalizar e reduzir todos os consumos em todas as vertentes de impacto ambiental. A Natureza inspira-nos com a sua beleza e magnificência.

Queremos preservá-la para o futuro, pois temos consciência que é um “empréstimo temporariamente concedido e que vamos legar aos nossos filhos”.

Politica da Qualidade e Ambiente da JSL Material Eléctrico

VISÃO

A visão da JSL assenta numa visão de negócio global e integrada das necessidades do seu mercado, o que lhe garantirá uma mais eficaz penetração em termos nacionais e internacionais e uma maior estabilidade das suas posições.

A JSL acredita, também, que a sua experiência acumulada e a sua capacidade de dominar as tecnologias de produtos diversificados, lhe garantem um nível mais elevado de satisfação dos seus clientes, quer pela vasta gama de soluções que apresenta, quer pela capacidade de apresentar soluções específicas e adequadas ao negócio dos seus clientes.

MISSÃO

  • Garantir aos seus clientes produtos inovadores que vão de encontro às suas necessidades específicas, com a qualidade e garantia de produtos certificados;
  • Prestar um serviço pós-venda que vise a satisfação das necessidades de assistência dos seus clientes;
  • Apostar na diversificação de mercados e produtos, acentuando cada vez mais a internacionalização da JSL.

VALORES

  • Respeito pelos prazos e valores acordados;
  • Qualidade, entendida como o respeito escrupuloso pelas especificações enviadas pelos clientes e da garantia da oferta de produtos certificados;
  • Garantir emprego estável aos seus trabalhadores;
  • Estabelecer estreitas relações com os clientes baseadas na Confiança, Competência e Parceria.
  • Respeito pelo meio ambiente e assumir um compromisso de promover a sustentabilidade.